23/03/2020 às 16:51 Special Projects

AS VANTAGENS DE FAZER UM ENSAIO FOTOGRÁFICO

7652
5min de leitura

No início da fotografia, os retratos fotográficos eram realizados sobre encomenda por pessoas de alto poder aquisitivo. Eles representavam uma imagem de imponência, status e  criava uma visão iconográfica de quem era fotografado. Uma ideia similar ao que acontecia anteriormente com a pintura.

Quase 2 séculos depois o mundo é completamente diferente, a forma de fotografar mudou e a relação das pessoas com retratos também, porém a essência continua a mesma. No começo para se criar um retrato a pessoa deveria ficar imóvel por aproximadamente 10 minutos, para que a luz natural pudesse queimar a placa de metal ou de cobre. Sim meus amigos, se você acha os 10 segundos do temporizador uma eternidade, imagina naquela época.

Mas como disse, a sua essência continua a mesma, a fotografia tem o poder de despertar algo em nós que na maioria das vezes não é possível explicar, apenas sentir. Esse laço emocional que criamos com as imagens é uma joia preciosa que nos transforma desde o primeiro momento e  ganha mais valor com o passar dos anos. A seguir eu vou falar sobre as vantagens imediatas de fazer um ensaio, as vantagens a longo prazo e quando é o momento perfeito para fazer novos retratos.

VANTAGENS IMEDIATAS

Depois da produção montada, os cliques começarem e  te mostrar o resultado parcial pela tela da câmera, a sua reação provavelmente será "NOSSSAA, TO GATA PAKARAI". Esse é só o começo de uma sequência de vantagens de se fazer um ensaio, a alta estima é a primeira coisa que retorna ao seu poder, o ideal de se aceitar e se achar linda a sua maneira.

A ideia do ensaio é a mesma de quando você está imerso em uma situação e precisa de uma opinião imparcial de fora para validar o que você já sabe mas está insegura de executar. É uma nova forma de se ver através da visão de outra pessoa. Com isso, você pode perceber potencialidades, se livrar de pensamentos auto destrutivos e melhorar diversas áreas da sua vida que  talvez nunca teria notado antes.

Fazer um ensaio fotográfico é uma excelente maneira de recuperar a confiança em você mesma para continuar seguindo firme e confiante nas lutas diárias. Matar um leão por dia se torna muito mais fácil quando a confiança e a auto estima estão em alta. 

VANTAGENS A LONGO PRAZO

Algumas coisas são difíceis de perceber, o valor delas enquanto estão a nossa frente, principalmente as menores. Damos muito valor a lembranças de grandes eventos da nossa vida, como nascimento,  casamento, graduações e por ai vai. Mas esquecemos dos pequenos passos que damos diariamente rumo a esses grandes acontecimentos, esquecemos de celebrar as pequenas vitórias e focamos muito no eu do futuro, mas e o eu do agora?

Você não será jovem para sempre, então imagine que legal você daqui a 10, 20, 30 anos abrindo uma caixa e encontra nela um álbum com fotos de você hoje, a mágica da fotografia automaticamente acontece e todas as memórias começam a dançar em sua mente sobre essa época. Você relembra como era o seu cabelo, seu corpo, quem eram seus amigos na época, os assuntos que te interessavam, todos os sonhos que tinha e que de alguma forma se tornaram realidade.

O erro do jovem é achar que o tempo nunca irá passar e que as suas prioridades serão sempre as mesmas, o mundo gira, a nossa cabeça muda, nossas experiências nos transformam em novos seres humanos todos os dias. O eu de agora é diferente do eu de ontem que será diferente do de amanhã.

5 MOMENTOS PERFEITOS PARA FAZER UM ENSAIO

Claro que existem diversos outros motivos para fazer um ensaio, mas listei esses que ao meu ver são os mais fortes e que fazem mais sentido. Caso tenha mais ideias, pode me mandar que vou ficar muito feliz em trocar essa ideia com você. Agora vamos lá!

Baixa Autoestima: Em tempos de mídia social, no qual as pessoas estão sempre felizes, com fotos incríveis, experiências invejáveis e que os padrões de beleza da sociedade começam a cair por terra, um único padrão começa a importar e a fazer sentido: O SEU. 

Fazer um ensaio é uma peça muito importante nesse quebra cabeça de descobrir uma nova visão sobre você mesma, além de te lembrar que a primeira pessoa que tem de te achar linda é você mesma.

Fechamento/Inicio de um novo ciclo: Fechamento e início de novos ciclos é uma ótima oportunidade para criar um ensaio. Você tem pela frente um novo capitulo para ser escrito na sua vida e esses retratos irão fazer referência a este momento, te ajudando a entender melhor a necessidade de continuar. Na vida tudo tem inicio, meio e fim.

Por isso, é preciso deixar que o velho morra para algo novo nascer. Esses ciclos podem envolver o fim ou início de relacionamentos, trabalho, estudos e escolhas que tenha tomado.

Celebrar: Celebrar é sempre um bom motivo para fotos, faz parte dos grandes ou pequenos momentos que escrevi agora a pouco. Pode ser para celebrar o seu aniversário, uma promoção no trabalho ou por ter conseguido se organizar melhor, ter parado com algum vicio, também pode ser por ter aprendido algo novo.

E você pode usar as fotos para decorar sua festa de aniversário, atualizar seu perfil do Linkedin no novo cargo da empresa ou uma premiação para você mesmo por ter alcançado pequenas metas. Além disso, tem cada decoração linda de quarto com fotos, só entrar no Pinterest que você vai adorar.

Se ver de uma maneira diferente:  Nos ensaios que produzo, sempre busco inspiração na pessoa para poder criar todo o universo das fotos, o que gosta de fazer, lugares preferidos, atividades que fazem a pessoa bem, sonhos e etc.

Então a partir dai eu crio a proposta de trabalho sempre em conjunto, criando uma troca e conexão. Nessa visão eu vou buscar realçar o que vejo de melhor na pessoa e a ideia é que se tenha uma imagem forte, sexy, alegre e linda. 

Ter uma nova experiência, sair da zona de conforto: Qual foi a última vez que fez algo pela primeira vez? Talvez você seja tímida, não ache que fazer um ensaio seja sua praia ou que não irá fazer bem as poses, ou que não leva jeito, seja qual for sua dificuldade, estou aqui pra ajudar. 

Sair da zona de conforto nesse sentido pode ser o primeiro passo para descobrir que fazer certas coisas e tomar algumas decisões não são tão complexas como imaginamos. É preciso ter um pouco mais de coragem e seguir o seu coração, toda experiência te transforma de uma maneira positiva, seja ela descobrindo algo que te faça muito bem ou a perda do medo para fazer coisas ainda maiores no futuro.

São diversos motivos para fazer o seu ensaio, seja ele feminino, de casal,  com sua amiga (clique aqui para aproveitar a promoção), masculino, com o pet ou uma trip. Seja sempre você mesma e confie na sua história, nos seus sonhos e em quem é você hoje, coisas boas acontecem quando acreditamos em nós mesmos. Se quiser ler mais sobre ensaios, no blog tem alguns artigos bem legais e vou continuar escrevendo mais sobre ensaios.

Que tal criarmos juntos um ensaio perfeito para você? mande uma mensagem no meu número de Whatsapp, ele está disponível em algum lugar aqui da tela, basta clicar no ícone e me chamar. Espero por você <3

Carinhosamente, Filipe.

23 Mar 2020

AS VANTAGENS DE FAZER UM ENSAIO FOTOGRÁFICO

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

dicas de ensaio fotografico dicas sobre ensaios fotograficos ensaio fotografico ensaio fotografico belo horizonte ensaio fotografico betim porque fazer um ensaio fotografico retratos

Quem viu também curtiu

11 de Jun de 2020

ESTILOS DE ENSAIO FOTOGRÁFICO

04 de Dez de 2019

Como a fotografia pode transformar sua vida

28 de Jan de 2017

Special Projects - Saindo da zona de conforto

Click aqui para saber mais e solicitar um orçamento.
Logo do Whatsapp